Há 10 anos, o Latin American Communication Monitor (LCM) é o maior e mais prestigioso estudo científico no campo da comunicação estratégica e relações públicas na América Latina.
Segundo seus diretores, Dr. Alejandro Álvarez-Nobell e Dr. Juan-Carlos Molleda, "tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento disciplinar e profissional da comunicação estratégica e relações públicas, avaliando as tendências e mudanças que ocorrem na América Latina e adicionando sua própria visão ao debate global."
O estudo é organizado pela EUPRERA, contando com o apoio de 34 universidades nesta quinta edição (2022-2023) e das principais associações do setor, alcançando a participação de 1.134 profissionais de 20 países; com um alcance potencial de 20.000 profissionais de comunicação estratégica e relações públicas na América Latina. O LCM é uma das principais referências acadêmicas, com 1.210 citações e 141 entradas no Google Scholar.
Dra. Ángeles Moreno, ex-presidente da EUPRERA e fundadora do LCM, e Dr. Ansgar Zerfass, pesquisador principal do Global Communication Monitor, afirmam: "O diagnóstico independente, baseado em padrões científicos, permitiu interpretar e antecipar com precisão as tendências do setor, o que tem sido útil e valioso para os profissionais. Este é o nosso compromisso."
O último relatório do LCM fornece evidências sobre o debate sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI), liderança empática; digitalização de departamentos de comunicação e agências (CommTech); temas estratégicos que moldam a profissão; dinâmicas e desafios da consultoria em comunicação; salários; e características de departamentos excelentes de comunicação.
"Sem dúvida, os resultados constituem a agenda de debate para a formação, pesquisa, prática profissional e função social que a comunicação nas organizações desempenha, considerando as características especiais da América Latina", afirmam Dr. Álvarez-Nobell, pesquisador da Universidade de Málaga, Espanha, e Dr. Molleda, decano da Faculdade de Comunicação da Universidade de Oregon, Estados Unidos.
Assim, o LCM oferece um extenso relatório disponível para download gratuito, no qual é possível aprofundar-se, destacando-se as 10 tendências em Comunicação Estratégica e Relações Públicas que serão discutidas em 2024:
- Ações relacionadas à diversidade, equidade e inclusão (DEI) fortalecem a confiança das partes interessadas.
- A liderança empática aumenta o engajamento, melhora a saúde mental e reduz a rotatividade.
- A digitalização (CommTech) terá um impacto transformador na profissão e nos métodos de trabalho.
- Os benefícios do uso do CommTech de maneiras diversas superam amplamente seus potenciais inconvenientes e riscos.
- A consultoria externa em comunicação representa metade da atividade e torna-se mais relevante, diversificada e complexa.
- O fortalecimento do papel consultivo da comunicação é uma questão-chave para a profissão.
- A necessidade de conectar estratégias organizacionais com a comunicação aprofunda-se.
- Sustentabilidade permanece fora das cinco principais prioridades na gestão da comunicação.
- As mulheres ganham menos: a disparidade salarial de gênero continua sendo um desafio na profissão.
- A busca pela excelência em comunicação é um vetor crescente de competitividade para o setor.
O LCM faz parte do Global Communication Monitor, impulsionado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), que em 16 anos pesquisou cerca de 50.000 profissionais em mais de 80 países. Além da região latino-americana, o estudo é complementado por capítulos na Europa (ECM), Ásia-Pacífico (APCM) e América do Norte (NACM).
"O que distingue esses estudos são seus sólidos padrões empíricos baseados nas demandas científicas nas Ciências Sociais. Ao contrário do conjunto de estudos produzidos pela indústria, nossos resultados são independentes e validados cientificamente", diz o Prof. Dr. Ansgar Zerfass, pesquisador principal do Global Communication Monitor (EUPRERA).
A edição 2022-2023 conta com o patrocínio do Banco Centroamericano de Integración Económica (BCIE); do Instituto de Relações Públicas (IPR); da Universidade de Oregon (Estados Unidos) e do Campus Criativo da Universidade Latina de Costa Rica.
"O Latin American Communication Monitor (2022-2023) está alinhado com nosso claro compromisso de impulsionar iniciativas que promovam a cultura da comunicação e o acesso à informação", afirma o Dr. Dante Mossi Reyes, Presidente Executivo do Banco Centroamericano de Integración Económica (BCIE).
"Este relatório revela as correntes e subcorrentes predominantes que moldam nossa indústria. Em linha com nossa missão de realizar, compartilhar e patrocinar pesquisas relevantes para a profissão, o LCM 2022-2023 é um excelente exemplo disso, um estudo crítico que cria aspirações e metas de crescimento para nosso campo na América Latina", diz Ph.D. Tina McCorkindale, Presidente e CEO do Institute for Public Relations.
Além disso, apoiam academicamente o Grupo de Pesquisa em Regeneração, Bem-Estar e Comunicação Positiva ReBiCom UMA Network da Universidade de Málaga (Espanha); o Grupo de Estudos Avançados em Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha); o Grupo de Pesquisa em Estudos de Comunicação (GRECO) da Universidade de Medellín (Colômbia) e a Rede Latino-americana de Pesquisa em Comunicação Organizacional (RedLAco).
Contato LCM 2022-2023
Dr. Alejandro Álvarez-Nobell
aan@uma.es
+34 606854215
Dr. Juan Carlos Molleda
jmolleda@uoregon.edu